Tema - Marketing Pessoal

Luzes sobre o bem

O verdadeiro marketing pessoal

 

Por Sueli Aznar

 

'Markeging pessoal' é uma expressão controversa nestes tempos em que 'fazer marketing' está associado a propagandear aquilo que não se entrega, aquilo que não se é. Uma pena contrapor o marketing pessoal à boa reputação. A reputação é formada quando a notícia dos feitos de alguém se propaga, tornando esse alguém conhecido de outros.

 

Todo marketing realizado de forma ética e responsável, ajuda a levar a mensagem aos interessados, faz a comunicação fluir, agiliza o acesso de mais pessoas ao bem pretendido. Quando se trata de marketing pessoal, não é diferente.

 

A melhor maneira de um profissional fazer o seu marketing pessoal é saber expor as suas melhores realizações, contar o que já fez bem e assim demonstrar o  repertório de competências construído a partir do conhecimento e das habilidades desenvolvidas com os erros e acertos da trajetória e do comprometimento com cada entrega.

 

Curioso observar quantos excelentes profissionais não conseguem falar de sua experiência! Talvez por ainda não terem se apropriado do  saber e das qualidades que possuem ou por sentirem constrangimento com a exposição. Isto faz com que usufruam pouco da boa reputação que construíram. É uma falha na comunicação que prejudica a eles e aos outros, também.

 

Se somos capazes de fazer algo de valor é preciso que outros saibam e assim possam se beneficiar com as soluções que temos a oferecer. Identificar as necessidade dos outros e ajudá-los a se desembaraçarem dos seus obstáculos para seguir caminho é dar acesso ao bem que podemos proporcionar. É sobretudo, ocupar lugar com a causa justa, ser um bom parâmetro, marcar posição e não deixar espaço para quem não o que deveria fazer. Nossa sociedade está precisando disso!

 

O artigo de Betânia Tanure nos ajuda com essa reflexão e convida a fazer a nossa voz prevalecer, já que somos 'do bem'. Mas adverte, que é preciso ousadia, coragem de se expor. Porque não se trata de dizer qualquer coisa, mas dizer aquilo que se acredita e pratica. 

 

A autora recomenda por luzes àquilo que fazemos bem e que contribui com algo maior, transformador.

 

http://www.valor.com.br/carreira/5234237/o-mal-e-ousado-o-bem-tem-se-mostrado-silencioso